ATERRO SANITÁRIO….. VISITA

COMO DISSE NA POSTAGEM ANTERIOR FIZ NO MÊS DE SETEMBRO DE 2008 UMA VISITA CASUAL AO ATERRO SANITÁRIO DO ARIRÓ…… DIGO CASUAL POIS NÃO FOI PROGRAMADA. BOM NA VERDADE APESAR DE NÃO OBTER INFORMAÇÃO DE UM TÉCNICO NO LOCAL, O MESMO ME PARECEU BEM ORGANIZADO E AS PERGUNTAS QUE FIZ( a uma pessoa no local…. ) FORAM RESPONDIDAS A CONTENTO…… EXCETO QUANDO PERGUNTEI SOBRE A MANIPULAÇÃO E O DESTINO DO “” CHORUME “”líquido poluente, de cor escura e odor nauseante, originado de processos biológicos, químicos e físicos da decomposição de resíduos orgânicos. Esses processos, somados com a ação da água das chuvas, se encarregam de lixiviar compostos orgânicos presentes nos lixões para o meio ambiente.

O CHORUME É CONSIDERADO O VILÃO DO LIXO, POR ISSO O SEU TRAMENTO É MUITO IMPORTANTE PARA A QUESTÃO AMBIENTAL. POIS CASO NÃO SEJA TRATADO E SEU DESTINO BEM DEFINIDO PODE VIR A ATINGIR LENÇÓIS FREÁTICOS, RIOS , CÓRREGOS, LEVANDO CONTAMINAÇÃO A RECURSOS HÍDRICOS CAUSANDO PREJUÍZOS INCALCULÁVEIS A PESCA, LAVOURAS E SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO.

NÃO PRECISA SER TÉCNICO, BASTA SER UM BOM OBSERVADOR E LOGO VEMOS QUE O ATERRO SANITÁRIO DO ARIRÓ ESTÁ ENCRAVADO NUM LOCAL BELÍSSIMO CERCADO DE RIOS E CACHOEIRAS O QUE DENOTA UM REAL PREOCUPAÇÃO COM A QUESTÃO DO CHORUME.

COMO DISSE O FATO DE NÃO OBTER UMA RESPOSTA SATISFATÓRIA SOBRE O DESTINO E MANIPULAÇÃO DO RESÍDUO ( chorume ) NÃO QUER DIZER QUE O MESMO NÃO ESTEJA SENDO TRATADO DE ACORDO.

QUERO APENAS CHAMAR A ATENÇÃO PARA UM TEMA DE REAL IMPORTÂNCIA NOS DIAS DE HOJE.

EIS AÍ UM BOM TEMA PARA AS ONG’S AMBIENTAIS EM ANGRA.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: